quinta-feira, 16 de abril de 2015

EM ITAPETINGA, PROFESSORES DECIDIRAM PELO REAJUSTE SALARIAL DE 9%

Em assembleia realizada na terça-feira dia 07 de abril, no Plenário da Câmara Municipal com os professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação oportunidade em que foram apresentadas pelo diretor da APLB-Sindicato Renan Coelho as duas propostas de reajuste salarial enviadas pela Administração Municipal através da Secretária de Educação Sibeli Nery, neste mesmo dia no final da manhã. As propostas enviadas propunham um reajuste salarial de 8% de abril a dezembro sem direito ao retroativo e a outra proposta começa com 2% de janeiro a abril, mais 3% nos meses de maio e junho e mais 4% de julho a dezembro o que totaliza 9%.

Após leitura do oficio com as duas propostas o diretor da APLB Renan Coelho fez simulação de cálculos de um salário com as duas propostas enviadas, sendo descartada de imediato a proposta de 8% sem retroativo. Em seguida foram entregues as tabelas com os percentuais da proposta de 9% para que educadores. Após as análises a maioria dos presentes decidiu pala proposta de 9%.
O diretor Renan Coelho explicou que foram realizadas quatro audiências com a Administração municipal para discutir o reajuste salarial de 2015, na segunda audiência a secretária de educação entregou um parecer técnico da assessoria contábil da prefeitura informando que o município em 2014 ultrapassou o limite prudencial e acatando as orientações da Lei 101/2002 Lei de Responsabilidade Fiscal não teria como conceder reajuste salarial. Nesta audiência a diretoria da APLB argumentou que a Constituição Federal no Artigo 169 também orienta e disciplina a despesas com pessoal, além disso, os educadores são remunerados com recursos próprios do FUNDEB que preza pela Valorização do Magistério e que as orientações da Lei 101/2002 não poderiam inviabilizar o reajuste salarial dos professores, sem conta que a lei 11 738/2008 que é a Lei do Piso Salarial Nacional garante também, a valorização dos Profissionais da Educação.
Na terceira audiência realizada em 26 de fevereiro a diretoria da APLB Sindicato trouxe o técnico contábil do sindicato Joel Câmara que fez os cálculos na presença dos Secretários Municipais de Administração, de Educação, do Diretor do Departamento de Recursos Humanos, do Procurador do Município e dos técnicos contábeis da Prefeitura, além disso, o técnico contábil APLB Sindicato argumentou contra o parecer técnico da assessoria contábil que utiliza da Lei de Responsabilidade Fiscal para tentar barrar o reajuste salarial.
Como a proposta de 6.22% foi rejeitada pela categoria a diretoria da APLB Sindicato enviou oficio a secretária de educação informando da decisão tomada em assembleia realizada no dia 18 de março, bem como foi feita uma contra proposta de 12,13%. Diante da situação de saúde do prefeito e com a assunção do vice-prefeito demos um tempo para que o prefeito em exercício tomasse ciência das negociações o que foi feito pela secretária de educação.
Na avaliação do Diretor Renan Coelho a greve do ano passado serviu para que Administração estivesse mais aberta ao diálogo entendendo que é preciso garantir os avanços conquistados com valorização profissional nos últimos anos, através da luta dos trabalhadores em educação aqui em Itapetinga e não podemos permitir retrocessos e ataque às conquistas adquiridas com muito esforço e empenho dos corajosos e das corajosas que ousam lutar pelos seus direitos. O diretor finaliza dizendo que o próximo ponto que precisa ser resolvido ainda este ano com a Administração Municipal é o Plano de Careira Unificado dos Trabalhadores em Educação.  
 Fote: Site da APLB
Ascom: Aplb-Uauá
Obs.: Você pode escutar a rádio comunitária do POVO DE UAUÁ, Luz do Sertão FM87,9, pelo nosso blog(aqui).
Contato:
74-9970-2838(Zé Carlos/Diretor sindical)
74-9996-6476(Prolepses/Coordenador)
E-mail.:
 


0 comentários:

Postar um comentário