segunda-feira, 11 de maio de 2015

PROFESSORES VÃO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E A PREFEITURA REIVINDICAR O PISO SALARIAL




Hoje(11/05/15) os professores da rede municipal de Uauá paralisaram as atividades para reivindicar o reajuste do Piso Salarial da categoria.
O encontro aconteceu na sede da APLB, logo após do coordenador conceder entrevista na rádio local. Após uma breve discussão sobre a importância de paralisar as atividades para que a administração e o secretário de educação saibam que a categoria não está contente com a situação,  os professores seguiram em caminhada para a secretaria municipal de educação, parando durante o trajeto para conversar com pais de alunos e a comunidade, na feira livre.
Na secretaria de educação os professores conclamaram ao secretário o reajuste do piso, citando o tempo dado pela categoria para o mesmo se posicionar. O coordenador da APLB, Francisco-Prolepses, pontuou: "O secretário tem de entender que nós queremos alguém que possibilite o cumprimento dos nossos direitos e não alguém que só vislumbre os nossos deveres. Isso nós já fazemos. Para que se haja uma cobrança é preciso que o cobrador esteja em dias. Como é que você vai cobrar algo de alguém se estar devendo? Nós demos três meses ao secretário e até o

 momento não tivemos uma resposta plausível. E o pior é que nós estamos vivenciando uma situação adversa do que foi dito, passado: Falou-se em igualdade, em respeito mútuo, e a gente viu que não foi isso que aconteceu com relação aos cortes de Janeiro, onde a maioria ficou sem vantagens nenhuma e uma minoria recebeu. Fala-se em professores excedentes e a gente encontra professores com hora extra e contratos. Sem falar que a última atitude dele em querer desconsiderar uma paralisação aclamada pelos professores na Assembleia do dia 30 de abril, enviando ofício para as escolas, foi de uma ofensa gritante ao sindicato. Ressaltando que estamos sempre presentes, abertos ao diálogo e sempre estaremos. Nós queremos que o secretário diga a que veio. E ele tem uma oportunidade nas mãos: É SÓ CONCEDER O REAJUSTE DA CATEGORIA. Aí, ficará mais fácil entendê-lo." Ressaltando que os professores falaram para as portas fechadas.

Em seguida, seguiu para prefeitura, tendo no trajeto o apoio da comunidade, que já faz parte da luta pela valorização dos professores. Ao entrar na prefeitura, gritaram a palavra de ordem: " PISO JÁ PARA OS PROFESSORES DE UAUÁ!".  Ao subir em um banco de assento, o coordenador, externou: "Queridos funcionários, prefeito, secretários, pedimos licença para discorrer sobre a agonia que passa a categoria dos professores. Aqueles que trabalham, dia a dia, incansavelmente, para mediar o saber dos vossos filhos. Aqueles, os quais, vocês aprenderam a balbuciar as palavras, enxergar o mundo e são o que são hoje. Pois bem, vejam só como somos tratados, depois de tanto carinho, amor e atenção que dedicamos a vocês. É preciso deixarmos nossas atividades para marchar no sol quente para garantir o que é nosso por Lei, por Direito consagrado e suado. É justo irmãos? Estamos aqui para dizer ao prefeito e aos secretários que não aceitamos essa política de desvalorização, atraso e de retrocesso no que tange a nossa profissão. Estamos aqui para dizer que se a administração não reajustar os nossos 

salários vamos passar a ganhar, brevemente, menos de um salário mínimo e essa gestão passará para história como a pior gestão na política salarial dos professores. É isso que vocês querem? Estamos aqui para falar que se ajustar a atual folha dos profissionais em educação, o reajuste sai. Estamos aqui para informar que não vamos desistir do que é nosso, vamos lutar até o fim. Não se atenham no grupo de professores que aqui estão para minimizar o nosso movimento, pois AS ESCOLAS ESTÃO TODAS PARADAS. Sabem porquê os outros professores não estão aqui? Porque cansaram da gestão. Estão cansados desses dois anos de luta e PREFERIRAM FICAR EM CASA REZANDO, ORANDO A DEUS PARA QUE PÕE AMOR E SENSIBILIDADE NO CORAÇÃO DE VOCÊS. E é válido sim, por quê não? Estamos informando que nos manteremos em estado de paralisação em mais um dia desse mês e que estaremos aptos a dialogar com a administração no sentido da concessão do nosso reajuste salarial de 13,01% sancionado pelo Governo Federal em janeiro desse ano."
Logo após a explanação, os professores saíram citando palavras de ordem.

"MANTEMO-NOS UNIDOS, FIRMES E FORTES. A LUTA É ÁRDUA, MAS PRECISA."






Ascom: Aplb-Uauá
Obs.: Você pode escutar a rádio comunitária do POVO DE UAUÁ, Luz do Sertão FM87,9, pelo nosso blog(aqui).
Contato:
74-9970-2838(Zé Carlos/Diretor sindical)
74-9996-6476(Prolepses/Coordenador)
E-mail.:
aplbuaua@gmail.com(Aplb)
prolepses@hotmail.com(Prolepses/Coordenador)


0 comentários:

Postar um comentário