segunda-feira, 24 de julho de 2017

PROFESSOR RUI OLIVEIRA FALA DA DIFERENÇA ENTRE A REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE SALVADOR


Professor Rui Oliveira respondendo às questões formuladas pelo Bocão News – que fez uma comparação das reivindicações na municipal em relação à rede estadual – em entrevista em 17 de julho de 2017:

“Na rede municipal de Salvador não há mudança de nível.

Na rede estadual mudamos no mês de maio 1.600 especializações, 460 mestrados e 48 doutorados.

A rede municipal perdeu a gratificação de difícil acesso. Na estadual, conseguimos de volta 30 por cento.

Na rede municipal não tem mais licença prêmio. Na estadual tem 2.000 por ano.

Na rede municipal há três anos não há promoção de 2,5 por cento. Na estadual, desde 2012 tem todo ano 7 por cento. Na rede municipal não tem. Na estadual, 5 anos 10 por cento, 5 de adicional, 5 de avanço.

Na rede municipal não tem incentivo à qualificação. Na estadual, de uma só vez 50 por cento.

Dentre outras questões, nós vamos ter agora reajuste e nova promoção de 7 por cento. Garantimos agora concurso público, o edital sai nesse mês: 10 vagas para professor e 3.200 vagas pra coordenador pedagógico, garantimos para quem não quer aposentar abono de 1.600 reais pagos agora em julho, retroativo desde 2015 do incentivo à qualificação. E vamos garantir, se a aposentadoria não for publicada em até 120 dias, o servidor público fica em casa. Ganhamos agora na justiça a reclassificação para os aposentados, garantimos agora alteração de 20 pra 40 horas automática para coordenador pedagógico e professor com formação de pedagogia. E até início de agosto professor de disciplina, enfim tem muita coisa para falar à categoria.

A APLB tem 90 mil filiados, na rede estadual. Pegue o seu contracheque de janeiro de 2012 e divida pelo de junho de 2017 você irá encontrar percentual de reajuste.

Mas temos muito que lutar.

A luta continua!”

Fonte: Site da APLB

8 comentários:

  1. Realmente existe uma grande diferença, o Estado é de um partido "amigo", enquanto a prefeitura é oposição. A luta não está sendo igual nas duas redes. Sou professor do Estado e existem inverdades nessas afirmações. Professores esperam aposentadoria durante anos. Os processos para gratificação demoram meses para serem julgados. O Planserv sofreu sérias alterações na cobrança, além de adicionarem coparticipação, após o servidor passar de um número de consultas, sendo que professores não vão ao médico por brincadeira, mas sim por doenças ocupacionais graves que adquiriram durante o exercício de uma profissão cada vez mais desvalorizada.Devemos ainda salientar servidores que não conseguem atendimento, pois clínicas teriam uma cota de atendimento. Onde estão os avanços? Tentei me matricular no CAT2 e foi negado, estava de licença no período que foi oferecido o CAT, não tenho direito em fazer mais o curso? Onde está o meu direito a realizar cursos e ter os ditos percentuais de aumento? Onde estão os 7% de promoção anual? Não existem cursos para todos, não temos reajustes há mais de 2 anos e meio. Nem a reposição da inflação foi dada. Escolas com graves problemas financeiros, pois recursos não são repassados, retirada dos porteiros que davam um pouco mais de segurança, escolas que sofrem com a violência devido ao caos social e a falta de segurança pública, diminuição do número de funcionários, acarretando na diminuição da qualidade dos serviços oferecidos, problemas sérios de pagamento dos terceirizados que ficam até meses sem receber. Em que rede nosso caro colega Rui trabalha? Acho que não é a mesma rede, que estamos sendo humilhados a cada dia. Desafio o Sr. para marcar uma Assembleia com todos os professores da rede e com a presença da imprensa, para repetir tais "verdades" e ver o que a categoria pensa. Nosso Sindicato está tão bem visto pela categoria, que outra representação sindical está sendo criada para tentar salvar a categoria dos absurdos cometidos e dos quais não somos defendidos pelo Sindicato APLB. Não sou de nenhuma partido, antes que pensem que é uma postura partidária, apenas sou um professor indignado com a desvalorização que sofre e que não aguenta mais esses discursos demagógicos de quem quer tapar o Sol com a peneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sindicato tem que ser Independente de partido e de governo. Principalmente bj um país capitalista. Precisa ter autonomia pra construir a luta.

      Excluir
  2. Muito bem, companheiro! Você está certíssimo em tudo o que afirma.

    ResponderExcluir
  3. Edital com 10 ( DEZ ) vagas para Professor?!

    Não tem algo errado nessa matéria não???

    ResponderExcluir
  4. Em janeiro de 2015 tivemos nosso difícil acesso retirando. Dinheiro que segundo a Aplb seria devolvido. Até hoje esperamos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de entender o critério utilizado já que no mesmo bairro há uma escola que recebe e na mesma escola que trabalho devolveram apenas para uma professora. Vale ressaltar que petdi um direito adquirido pois recebia essa gratificação há mais de 13anos

    ResponderExcluir