quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

NOTA DA APLB-UAUÁ SOBRE O REORDENAMENTO REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


 
DIRETORIA DA APLB PUBLICA NOTA SOBRE O REORDENAMENTO DA REDE MUNICIPAL DE UAUÁ

O reordenamento da Rede Municipal de Educação imposta pela gestação de forma Emergencial e sem um planejamento de Políticas Públicas com objetivo de Agregar e Manter o aluno mais tempo na rede, ocasionará:
1. Excedência de professores, devido a disparidade entre aluno x professor;
2. Despesa imediata para educação de Uauá, uma vez que terá que ampliar salas ou construir novos espaço (conforme quantitativo de aluno por professor , subdivisão de turmas) e contratos de auxiliares no fundamental I(devido o quantitativo de aluno por professor-número fixo em cada modalidade);
3. Desorganização na Lotação de professores, uma vez que não haverá fechamento de Disciplina em várias unidades, conforme formação (número de disciplina x número de turmas);
4. Competitividade e Intriga entre os professores, uma vez que não haverá lotação na unidade as quais lecionam.
Há anos estamos alertando o município (em audiências, debates e reuniões) sobre a necessidade de se ter POLÍTICAS PÚBLICAS que possam apoiar o professor no processo Político -Pedagógicos(atividades extra sala, com objetivo de aumentar a autoestima dos alunos e da comunidade, especialmente os que estão longe da unidade escolar) e Política Social(Projeto junto à comunidade, especialmente nas fronteiras do interior do município , para manter e agregar mais alunos à Rede).
 E por que defendemos uma FORÇA-TAREFA em POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MANTER A REDE MAIS ATRATIVA PARA A COMUNIDADE E OS ALUNOS?
PORQUE FUNDEB É ALUNO. SÓ HÁ UMA FORMA DE GERAR E TER RESERVA DE RECURSO NO FUNDO: ALUNOS NA REDE.  TODOS OS RECURSOS QUE O MUNICÍPIO RECEBE, DESDE A MERENDA AO TRANSPORTE ESCOLAR, É POR NÚMERO DE ALUNO.
E O QUE FEZ A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE UAUÁ ESSE ANO? FECHOU UM EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS), Á NOITE, NAS POPULARES, FAZENDO COM QUE ALGUNS ALUNOS DESISITISSEM. OU SEJA, MENOS ALUNOS, MENOS RECURSO. E AINDA DUPLICOU DESPESAS PARA A EDUCAÇÃO NA MEDIDA QUE COLOCOU UM TRANSPORTE PARA LEVAR OS ALUNOS AO CENTRO DA CIDADE. 
ASSIM SENDO, REFLITAM COM A GENTE:
1. UMA GESTÃO PREOCUPADA, REALMENTE, COM A SITUAÇÃO DA REDE E COM RECURSOS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, TERIA UM PLANO DE AÇÃO PARA MANTER E CONQUISTAR MAIS ALUNOS PARA O EJA DAS POPULARES E NÃO FECHAR, O QUE VAI DE ENCONTRO A META DO PME E PNE DE DAR PRIORIDADE E ACESSIBILIDADE A ESSE PUBLICO.
2. SE ESSSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO PAGARIA R$ 8.000,00(OITO MIL REAIS) MENSAL  A UMA ASSESSORIA PARA EDUCAÇÃO SENDO QUE O GOVERNO OFERECE APOIO GRÁTIS AO MUNÍCIO, ALÉM DA REDE DISPOR DE GRANDES PROFISSIONAIS QUE PODERIAM DESEMPANHAR À FUNÇÃO (COMO SEMPRE FOI). OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA.
3. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO MANTERIA PROFESSOR EM FOLHA SEM ESTAR NA SALA DE AULA. OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA. OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA.
4. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO TERIA CARRO DE LUXO (HILUX)LOCADO PARA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, MANTERIA UM CARRO SIMPLIES, TIPO UNO(COMO ERA NAS OUTRAS GESTÕES). OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA.
5. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO CONTRATARIA PESSOAS PARA FAZER ATIVIDADES DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PROGRAMAS PARA A SECRETARIA, DEIXARIA O PRÓPRIO PROFESSOR DO QUADRO (COMO ERA EM OUTRAS GESTÕES). OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA.
6. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO FARIA DESDOBRAMENTO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA.
7. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO COLOCARIA UM PROFESSOR EM DUAS FUNÇÕES: PROFESSOR X COORDENADOR PEDAGÓGICO/PROFESSOR X MEDIADOR/ PROFESSOR X DIRETORI(O QUE CAUSOU AINDA MAIS O PESO DA REDE). FATO INÉDITO NA EDUCAÇÃO (NENHUM GESTOR FEZ ESSA AÇÃO: OU É PROFESSOR, OU COORDENADOR OU DIRETOR). OU SEJA, DESPESA DESNECESSÁRIA.
8. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, NÃO CONTRATARIA (VEJA VOCÊS QUE A IRMÃ DA SECRETÁRIADE EDUCAÇÃO(COM VÍCULO EMPREGATÍCIO EM QUINJINGUE)  TRABALHOU COM 40H DURANTE BOA PARTE DESSE ANO;
9. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE, REALMENTE, PREOCUPADA EM TER RECURSO NA EDUCAÇÃO, ENXUGARIA A MÁQUINA PRIMEIRO, TIRAVA TODOS OS PENDURICALHOS, PARA PODER DEMONSTRAR SUA PREOCUPAÇÃO E NÃO FOCAR COMO DESPESA ÀQUELES QUE ESTÃO LÁ NA PONTA E QUE MUITAS VEZES TIRAM DO PRÓPRIO BOLSO PARA EXERCER SUAS FUNÇÕES.
10. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE PREOCUPADA TERIA FEITO UM ESTUDO PARA NOS MOSTRAR O NÚMERO DE PROFESSORES QUE JÁ SE APOSENTARAM OU OS QUE ESTÃO EM VIAS DE ACESSO À APOSENTADORIA.
11. SE ESSA GESTÃO ESTIVESSE REALMENTE PREOCUPADA NÃO TERIA CRIADO UMA COMISSÃO DE GESTÃO DO PLANO QUE FERE O ARTIGO 65 DO PLANO DE CARREIRA AUMENTANDO O NÚMERO DE MEMBROS.    
 DIANTE DISSO TUDO, O MAIS AGRAVANTE, SUSPENDEU O ENVIO DA FOLHA ANALÍTICA , FERINDO ACORDO LAVRADO EM ATA NO MINISTÉRIO PÚBLICO, O QUE ENVIABILIZA O ESTUDO E ACOMPANHAMENTO DE REDE PELO SINDICATO.

ASCOM: APLB-UAUÁ
Contato:
74-9970-2838(Zé Carlos/Diretor sindical)
74-99930-6457(Prolepses/Coordenador)
74-99974-7762(Meire Nanci/Vice-Coordenadora)
E-mail.:

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