sexta-feira, 4 de abril de 2014

EM ASSEMBLEIA, PROFESSORES DÃO MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA O GESTOR CONCEDER O REAJUSTE


No dia 03 de Abril de 2014, às 20h, os professores da Rede Municipal de Uauá, reuniram-se em Assembleia, realizada pela APLB-UAUÁ, no salão nobre da câmara de vereadores, situado na praça São João Batista, para deliberar sobre o Reajuste do Piso Salarial.
O coordenador da APLB-UAUÁ, Francisco-Prolepses, abriu a reunião lendo o ofício enviado administração(versando sobre o cumprimento do Piso Salarial) e a resposta dada pela mesma(o município não tem condições de arcar). Expondo que em reunião com o secretário de educação e equipe(devido solicitação oficializada pelo sindicato), foi exposto uma consulta feita ao FNDE sobre a receita do município no que tange a educação e a resposta obtida é de que o município receberá em abril um aporte financeiro, em uma única parcela. E é sobre ela que vai propor uma proposta de reajuste para categoria. Notificando que o reajuste do piso desse ano é de 8,32%, mas a variação do FUNDEB de 2013 para 2014 não chega 3%.  Estimando mudança de nível e o processo de reintegração(84 professores reintegrados que ainda não estão recebendo todas as suas vantagens). Mas, que sentaria com o prefeito para conversar sobre a possibilidade do município cumprir com algumas despesas da folha pelo ordinário.

A categoria fez um grande debate a cerca do assunto, inclusive ressaltando que já deu tempo suficiente para o prefeito cumprir a Lei e que esperará até quarta-feira(09), mesmo porque há uma comissão de analises dos recursos da educação encerrando os trabalhos na terça-feira(08). 
O coordenador, Francisco-Prolepses,  a ser questionado pela categoria sobre a situação, disse: " O município passa por uma situação já esperada e vem vivenciando-a desde a metade de 2011 pra cá(quando tomou posse os reintegrados).A questão é que esse pessoal sempre ficou recebendo por último e a maioria não dava conta do que acontecia. Mas, nós(representantes do sindicato) passamos os dois últimos anos caminhando para o MP, devido ao atraso dos salários. Quando equiparou(segurou a folha para pagar todos de uma vez) foi que passou a ficar mais nítida a situação. Obviamente, que as dívidas deixadas na folha de pessoal pelo ex-gestor no final de 2012, foi justamente porque não tinha condições de cumprir. Vejam que estavam empenhadas! Nós fizemos um Plano de Carreira para uma demanda e menos de um ANO, APARECEU OUTRA. Esses são fatos reais. Assim como A LEI DO PISO, O NOSSO REAJUSTE. Agora, quero alertar vocês sobre algumas comparações que estão fazendo com outras cidades circunvizinhas. ATENTEM, ANTES DE MAIS NADA, PARA O FUNDO E A CARREIRA. VEJAM O FUNDEB DESSA CIDADE E COMPARE O PLANO DELA COM NOSSO. Eu sinceramente, não vi uma cidade, aqui perto, com um PLANO COM TANTO SUPORTE COMO O NOSSO. Ou seja, cidades que NÃO TEM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ATUALIZADOS E TÊM UM FUNDO BEM EXPRESSIVO(MAIOR NÚMERO DE ALUNOS). Muitas das quais, NÓS PERDEMOS ALUNOS NAS FRONTEIRAS. Essas, eram para estar lutando por muito mais. Porém, precisamos marchar em busca do que é nosso. E, aí, o poder estar em nós. Esperar em um tempo limitado a proposta do governo ou deflagrar a greve(força maior)? O que for decidido aqui, é o que SERÁ."

Usando a palavra, os professores alertaram o atraso que seria para os alunos se desencadeasse uma greve nesse momento, mas se não derem uma reposta no tempo estipulado, NÃO TEM JEITO. Lamentando a falta de respeito para com a categoria.














A diretoria!

0 comentários:

Postar um comentário