sábado, 14 de abril de 2018

JEQUIÉ: PROFESSORES REUNIDOS EM ASSEMBLEIA DECIDEM PARALISAR EM DEFESA DO PISO SALARIAL



Professores Municipais de Jequié participaram de mais uma Assembleia da Categoria promovida pela APLB Sindicato, nesta quinta-feira (12). A reunião aconteceu no Auditório da Silvany, que ficou praticamente lotado. A pauta girou em torno do resultado da Segunda Rodada de Negociação entre a APLB Sindicato e a Comissão Permanente de Negociação (CPN) e da entrega da 3ª Lista dos retroativos dos processos administrativos.
A diretora da APLB, Caroline Moraes, informou que o Governo Municipal entregou a 3ª Lista de Processos Administrativos para Pagamento de Retroativos na última reunião com a CPN, dia 10/04, onde constam 71 Processos Administrativos que tem o custo no Total de R$ 576.814,67. Segundo o Secretário de finanças, Verivaldo Santana, os pagamentos desses 71 processos serão realizados ainda no mês de abril. Ele solicitou que o Sindicato aguardasse o dia 18/04/2018 (quarta-feira da próxima semana) para que encaminhe a data exata que se fará o pagamento dessa lista. A entrega da 4ª lista está prevista para o mês de maio com a apresentação da data para efetuar o seu pagamento.
Sobre o pagamento do PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES para 2018, o Governo não apresentou nenhuma proposta e alegou que o Prefeito Municipal orientou para só retornar a discutir reajuste salarial com as entidades sindicais após receber o relatório final da Empresa Deloitte. “Hoje (10), é impossível avançar no sentido de se realizar qualquer reajuste sem antes ter uma análise do relatório da Deloitte, pois é preciso saber o quanto será economizado na folha de pagamento”, justificou Verivaldo, propondo agendar uma nova rodada de negociação no dia 10 de maio.
Para a diretoria da APLB é inadmissível aceitar a transferência dessa discussão para maio como também é inaceitável condicionar o reajuste do PISO a entrega do relatório da Deloitte. Dessa forma, a APLB propôs que a Terceira Rodada de negociação fosse agendada para o dia 26 de abril, pois nesse dia o Assessor Técnico da APLB Sindicato poderá participar da discussão. A proposta foi acatada pela CPN- Comissão Permanente de Negociação. “Precisamos garantir direitos e avançar nas discussões, não vamos abrir mão da atualização do Piso! ”, reforçou a diretora Caroline durante a Assembleia.
Após às discussões, a Assembleia deliberou pelos/as professores/as paralisarem suas atividades por 24 horas, no dia 26 de abril, com ato em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, a partir das 8h. Os/As professores/as também deliberaram em realizar outra Assembleia da categoria para o dia 30 de abril que terá como pauta a avaliação do movimento e da Terceira Rodada de negociação com a CPN, e após as avaliações, definir os próximos encaminhamentos.
Fonte: Site da Aplb Estadual

0 comentários:

Postar um comentário