segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SALVADOR (BA): COMUNIDADE DOIS DE JULHO EMITE CARTA PEDINDO APOIO PELO NÃO FECHAMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL YPIRANGA


A Comunidade Dois de Julho elaborou carta, dirigida a instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada da Bahia, na qual pede apoio e solidariedade no sentido de que intercedam junto à Secretaria de Educação, visando à abertura de um canal de diálogo, que possibilite manter o funcionamento do Colégio Estadual Ypiranga, ameaçado de fechamento pelo Governo do Estado da Bahia.
O CEY é uma unidade escolar que faz parte do Programa de Educação Integral (PROEI), em que o aluno passa boa parte do dia na escola, estudando não só as disciplinas do núcleo comum, mas também as diversificadas, que reforçam o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais.
“Ao ter acesso ao ensino integral, o jovem adolescente fica mais protegido de situações de risco, especialmente das áreas de vulnerabilidade social, caso que se aplica às comunidades do entorno”, destaca o documento.  
Após o horário de funcionamento regular das aulas, o CEY oferece oficinas desenvolvidas pelos próprios alunos e nos finais de semana, a escola abre para a comunidade, para prática de esportes e outras atividades culturais.
“A comunidade não é um espaço que se isola do nosso ambiente de aprendizado, ela não representa apenas uma participação político pedagógica nas reuniões de pais e colegiado. A comunidade vive a escola, e a escola é parte vital desse todo”, ressalta  a carta.  
O Colégio Estadual Ypiranga fica localizado na Rua do Sodré, 43, no Centro Antigo, e funciona no Solar do Sodré, edificação do século XVIII, pertencente a Antônio José Alves, pai de Castro Alves. Local onde segundo registros históricos,  morreu o grande poeta abolicionista, em 1871.
Em 12 de julho de 1938, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Inicialmente, o prédio abrigou o Colégio Antônio Vieira, em seguida, o Colégio Ypiranga, como instituição privada e, finalmente, em 1992 foi estadualizado, passando a ser denominado Colégio Estadual Ypiranga.
A Unidade Escolar agrega, além do Dois de Julho, as comunidades da Gamboa, Solar do Unhão e Ladeira da Preguiça.

Fonte: Site APLB-ESTADUAL.

0 comentários:

Postar um comentário