sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

SÃO DESIDÉRIO (BA) REALIZA ELEIÇÃO PARA DIRETOR ESCOLAR E EM UAUÁ(BA) FAZ 20 ANOS QUE A LEI OBRIGA E NADA



As eleições diretas para diretores e vice-diretores Escolares, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. Mas ela
não está livre de grande polêmica. A defesa dessa modalidade vincula-se à crença de que o processo conquista ou retoma o poder sobre os destinos da gestão. 
A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares. Trata-se de modalidade que se propõe valorizar a legitimidade do
dirigente escolar como coordenador do processo pedagógico no âmbito escolar. 
hoje, 06 de dezembro, o Processo de Gestão Democrática acontece pela terceira vez em São Desidério e a APLB-Sindicato apoia e participa do processo enquanto comissão Municipal Municipal. Das 20 escolas aptas a participarem do processo eleitoral, sete (07) estão participando efetivamente, duas (02) indeferidas e onze (11) abriram mão do processo democrático de direto.

O coordenador da APLB-UAUÁ, Francisco-Prolepses, comentou na matéria:
" São Desidério está de parabéns por estar cumprindo a meta XIX do PNE. E está comprovando que para fazer Gestão Democrática precisa ser democrático, precisa respeitar os mecanismos básicos para que a mesma aconteça. 
Aqui em Uauá é uma misericórdia! É um desprezo total com a legislação: rasga-se Plano Municipal, Estatuto do Magistério e o PNE, há exatos 20 anos (quando entrou em vigência o primeiro Plano de Carreira do Magistério-Lei 110/98). Na última campanha fizemos Termo de Compromisso com os candidatos e o comprometimento do eleito foi iniciar no segundo ano. Estamos terminando e nada. E olha que chove queixas das comunidades sobre direção escolar. 
É lamentável, você ver que nada MUDA, nada! O tempo passa, mundo evolui, Jovem passa pela administração, mas ficamos amarrados no passado, sem renovação. Jesus!"



Fonte: Facebook da APLB de São Desidério.

0 comentários:

Postar um comentário