quarta-feira, 1 de agosto de 2018

SALVADOR (BA): 17º DIA DE GREVE, PROFESSORES SOBEM A COLINA SAGRADA DO SENHOR DO BONFIM


Em mais um dia de atividade que consta na agenda de luta da greve que completa nesta sexta-feira (27), 17 dias, os Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Salvador, liderados pela APLB-Sindicato, legítima representante da categoria, subiram a Colina Sagrada em busca da benção do Senhor do Bonfim.

A categoria esteve presente de forma massiva e, vestidos de branco e acenando com lenços brancos simbolizando a paz do movimento, esclareceram à população da Cidade Baixa sobre os motivos da greve. Buzinaço de carros e ônibus, abraços de pessoas no caminho, aplausos, foram manifestações de apoio ao movimento dos professores. Os vereadores Silvio Humberto  (PSB), Hilton Coelho (PSOL) e a vereadora Marta Rodrigues (PT) assim como Olivia Santana, secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia e presidente municipal do PCdoB, também estiveram apoiando a atividade fortalecendo o pacto pela Educação e o seu empenho em mediar a situação para que as negociações ocorram e que se preserve o respeito à categoria e à população, que necessita da manutenção e retorno das aulas.

“Negocia Neto, o professor quer trabalhar”, era o brado geral, deixando claro de quem é a culpa dos alunos estarem sem aulas. O ato contou com a participação de vereadores integrantes da Comissão Suprapartidária que acompanha e apóia o movimento da categoria: Marta Rodrigues (PT), Silvio Humberto (PSB) e  Hilton Coelho (PSol).

#negocianeto

Até o momento a Prefeitura de Salvador não apresentou nenhuma contra proposta à flexão apresentada pela APLB-Sindicato de reajuste linear no percentual de 6,8% mais 2,5% de avanço na referência. No início da Campanha Salarial os educadores  reivindicavam reajuste linear de 12,41%, para todos os trabalhadores em educação.

A única proposta apresentada pela Prefeitura até o momento foi de 2,5%, referente ao avanço de referência, direito previsto no Plano de Carreira da categoria, que seria assegurado apenas para os trabalhadores efetivos, deixando aposentados e professores Reda de fora, o que não foi aceito pela categoria!

Livrai-nos do mal

Após a caminhada os educadores participaram da missa do horário das 11h e foram abençoados pelo  Padre Edson Menezes da Silva que rogou pela paz e sensibilidade dos gestores nas dificuldades individuais e coletivas. Símbolo de fé e devoção, os professores amarraram fitinhas do Senhor do Bonfim nos portões da Igreja, na expectativa de que o prefeito de Salvador atenda às suas reivindicações e as aulas possam voltar ao normal. 

Agenda da Greve

Na segunda-feira (30), a APLB-Sindicato convoca a categoria para uma assembleia geral, às 10h, no Ginásio dos Bancários, antecedida de reunião do Comando de Greve, às 8h, na Federação dos Bancários.

*Essa agenda pode sofrer alterações de acordo com alguma retomada de negociação. 

Venha com a gente, estamos em  greve!











Fonte: Site da APLB-Estadual.

0 comentários:

Postar um comentário